domingo, 11 de outubro de 2009

PROJETO CASA DO ARTÍSTA / PROJETO III

KeWntridge

Kentridge é próprio de ascendência euroupéia, mas tem uma posição única como um terceiro observador.
Seus pais eram advogados famosos pela a defesa das vítimas do Apartheid, dando a Kentridge a capacidade de remover um pouco de si mesmo as atrocidades cometidas pelo grupo étnico. As bases da África do Sul, da condição sócio-político e da história devem ser conhecidas a aproveitar plenamente no seu trabalho, pois está fortemente marcada.
William Kentridge é sul africano nasceu em Joanesburgo em 1955, formou-se em Bacahareu em Artes na Universidade de Wittwatersrand, logo se Diplomou em Belas Artes na Fundação de Arte Joanesburgo. Na década de 80 estudou mímica e teatro em Paris.Entre 1975 à 1991 atuou dirigindo em Joanesburg Juntction Avenués T. Company.
Em a980 trabalhou na televisão como diretor de arte em séries e filmes. Kentridge é conhecido por seus filmes animados,estes são construídos por filmar desenhos(tornando e fazendo rasuras, alterando e filmando- os novamente. Dando a cada mudança para o desenho dois segundos de tela tempo. Um desenho único será alterado e filmado desta forma até o final de uma cena. Estes desenhos são posteriormente exibidos juntamente com filmes acabados como peças de arte.

CARACTERÍSTICAS DO SEU TRABALHO: Sucessivos desenhos com a técnica de carvão, sempre na mesma folha de papel, ao contrário da animação tradicional em que cada movimento é desenhado em folha separadamente. Desta forma, os vídeos vieram mantendo os traços dos desenhos anteriores. Ele trabalha com o que é em essência uma mídia muito restrita, utilizando apenas carvão e um toque de pastel de cor vermelho ou azul assim criou a profundidade (ASTOUNDING).
Em todas as suas obras animadas ele transmite com sua técnica de apagamento movimento e da continuidade, para sua próxima animação, apagando algumas áreas e sobrepondo um quadro chave.Assim a a partir de um quadro ele cria tantos quadros forem necessários apagando pequenos traços.
Além dos desenhos e sua animação, ele atua também como gravurista.
Kentridge fala sua gravura como sendo acerca de meter a mão para conduzir o cérebro, ao invés de deixar o cérebro levar a mão.
“Tem que ser uma marca de alguma coisa e ser um desenho exato, mas tem que repousar durante uma observação, e não algo que é abstrato, como uma emoção.”
Um tema que atravessa toda a sua obra é a sua peculiar maneira de representar sua terra natal.


AMBIENTE CULTURAL

Teatro, artes, televisão, visão expressionista, museus, galerias, estúdios de animação, todos os ambientes artísticos....

Nenhum comentário: