terça-feira, 3 de abril de 2012

RESENHA CRITICA : PENSAMENTO PÓS- MODERNO

A PÓS -MODERNIDADE E AS VERDADES UNIVERSAIS A DESCONTRUÇÃO DOS VÍNCULOS E A DESCOBERTA DA ALTERIDADE.
DE: WESTPHAL, EULER RENATO - (Prop) Posições - editora : Univille

Durante o texto analisamos os relacionamentos, os vínculos, o prazer, os laços afetivos entre os seres humanos e como este poder ser ético, ao mesmo tempo conspirar contra si mesmo mostrando-se confiante.
A pós- modernidade trás conflitos éticos através da alienação principalmente dos nossos jovens que são vulneráveis a esta conspiração, e que absorvem com mais facilidade o caos, a drogadição. Esta drogadição vem da uma cultura do excesso, e trás consigo a inversão dos valores.
Com esta inversão perdemos a família tradicional constituída e consequentemente a sociedade se transforma, pois os valores que são os pilares para a sustentação, a sociedade se esfacela e a vida se torna "banal". Quando a famosa frase de Nietzsche foi escrita e é dita aos quatro ventos " DEUS ESTÁ MORTO" segundo Gianni Váttimo é esta que sustenta o pensamento pós - moderno.
Sem Deus nos relacionamentos e com a relação com o divino se dando através do trabalho vocacional, acaba-se desenvolvendo uma cultura pós- humana e pós- história com uma característica forte " o vazio do sentido". Então o Anti- Cristo aparece em forma de Dionísio, e com ele os valores da barbárie, Assim não somos o que somos mais sim o que temos. E só é honesto quem tem poderes e bens, a inveja impera, a neurose toma conta, eu quero o que o outro tem, se não tenho: posso matar e roubar, para ter. Por fim Bauman (2004.p.103) diz: Os valores cidadãos são valores que promovem a causa da dignidade humana. A cultura da cidadania é o resgate da noção de humanidade.

Katia Regina da Silva Baeta- mestranda em Patrimônio Cultural e Sociedade,

Nenhum comentário: