"Ora, a praça não deve ser conservada porque é uma paisagem notável. Mas simplesmente - e basta - porque é uma praça."
(Paulo Affonso Leme Machado)
A Conurb é, por lei, a instituição fiscalizadora e mantenedora do paisagismo e lazer da cidade de Joinville, bem como de todas as áreas de canteiros, rótulas e trevos. Apesar de serem múltiplos os fatores que contribuem para a degradação da qualidade de vida nas cidades, importa destacar o relevante papel das praças públicas no contexto urbanístico-ambiental.
A própria Constituição Federal, ao tratar do tema Meio Ambiente, proclama em seu artigo 225 que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
As praças públicas, de acordo com o estabelecido no artigo 66, I, do Código Civil Brasileiro, são bens de uso comum do povo, que contribuem para o embelezamento das cidades auxiliam, sobremaneira, na melhoria das condições sanitárias e higiênicas dos núcleos urbanos e promovem o intercâmbio social e cultural dos cidadãos.
Objetivos da CONURB:
- Multiplicar a idéia de florir Joinville deixando-a aconchegante e atraente para o turismo.
- Criar novos canteiros e floreiras em locais estratégicos
- Ampliar o conceito de “Cidade das Flores”
- Comprometer a população na preservação, bem como no combate ao vandalismo e
depredação das áreas publicas
- Formar mão de obra para atuar na jardinagem
- Manter o conceito da CONURB como incentivadora para o lazer da comunidade
- Promover o embelezamento da cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário