sexta-feira, 24 de junho de 2011

Casa David Vieira de Castro - Arquiteto Alvaro Siza

  • Casa David Vieira de Castro. Famalicão, Portugal, 1984-1994



O arquiteto Álvaro Siza Vieira nasceu em 1933, na cidade de Matosinhos, em Portugal. Entre 1949 e 1955, estudou na Escola de Arquitetura da Universidade do Porto, onde mais tarde veio a lecionar. No início de sua carreira, colaborou com o arquiteto Fernando Távora e logo se empenhou em um projeto coletivo do período: não ser tradicionalista e não ignorar suas raízes.

Desde essa época, o trabalho de Siza não admite rótulos. Um olhar retrospectivo sobre sua produção permite identificar temas, tipologias e formas recorrentes, mas o arquiteto está continuamente buscando o novo - efervescência que pode ser constatada a partir dos muitos esboços e croquis que realiza.

Selecionado para projetar o Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre, Álvaro Siza demonstrou toda sua vitalidade criativa: o projeto foi condecorado com o Leão de Ouro na 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza, um dos mais importantes eventos do ramo. Luz, textura, movimento e espaço são cuidadosamente explorados no projeto, que favorece a relação direta entre o espectador e a obra de arte e torna o contato com o trabalho de Iberê Camargo ainda mais rico.





Nenhum comentário: