domingo, 31 de julho de 2011

SEMANA DO CERAMISTA EM JOINVILLE

 Dar forma aos sentimentos e
transformar: com as mãos, com o fogo,
com o ar. Criar a partir da natureza,
da inspiração, da necessidade interior 
e da busca espiritual.

Katsuto Nakano em Terra e Fogo diz:
Para ser ceramista “é preciso fundir-se
totalmente com a matéria,
deixar que a forma brote dessa unidade,
como conseqüência natural.
Assim, o ceramista se transforma
no barro que amassa, deixa revelar
o homem que é”.



Dia do Ceramista foi um sucesso!!! Teve Bazar, exibição de DVDs, exposição e muito mais! Agradecemos a ajuda e a presença de todos! 

Apresentação de Música
 

Aulas. Cerca de 130 alunos fazem aulas de cerâmica na Casa da Cultura

Há dois anos, a ceramista e paisagista Claudia Gern morreu deixando um legado de obras inéditas. Boa parte desse material será resgatado a partir de quarta-feira, na Casa da Cultura Fausto Rocha Junior, quando inicia a Semana do Ceramista. Serão três dias de intensas atividades, como oficinas e palestras, com foco voltado para o trabalho construído por Claudia Gern ao longo de quase 30 anos de produção artística.
Como explica Eliana Stamm, coordenadora da Escola de Arte Fritz Alt, a cerâmica joinvilense deve muito a Claudia Gern. Ela foi uma das fundadoras do grupo “Barro em Expressão”, criado durante a década de 1980 e até hoje em atividade. “O grupo tem um importante papel na disseminação dessa arte, principalmente porque na época a cerâmica era conhecida como uma ‘arte menor’”, salienta.
A morte prematura da artista interrompeu essa história. Suas obras permaneceram guardadas, sendo uma delas inacabada, e agora ganham uma merecida homenagem justamente num evento de celebração à cerâmica. Além das atividades, haverá uma exposição de Claudia Gern intitulada “Entre Santos e Flores” – o nome já entrega a linha produtiva da artista, que uniu seu talento para o paisagismo com a construção de imagens sacras no barro.
É frequente em seu trabalho a elevação de um santo a um pedestal, sempre cercado de flores. “Ela trabalhava muito nessa linha de santos, anjos e flores. É algo bastante diferente, e dá para perceber que com o tempo ela foi estilizando seus traços”, comenta Eliana. Destaque para as imagens de São Francisco, de variados tamanhos e sempre com algum diferencial em sua concepção. 
Nova geração de ceramistas
Para Eliana Stamm, nomes como o de Claudia Gern fortaleceram a cerâmica em Joinville. O “Barro em Expressão” segue como um dos principais exemplos, mesmo que a produção tenha diminuído consideravelmente nos últimos cinco anos. “As pessoas vão mudando de atividades e passam a dedicar menos tempo”, cita.
Ainda assim, a coordenadora da Escola de Arte percebe a chegada de uma nova geração. Atualmente, são 130 alunos que fazem aulas de cerâmica na Fritz Alt, com idades que variam de 18 a 80 anos. Essas turmas também irão expor seus trabalhos durante a semana. “Nas escolinhas de arte e na turma juvenil também há aulas de cerâmica, com uma produção bem bacana”, avalia.
A exposição de Claudia Gern será aberta na quarta-feira, a partir das 19h, na Galeria de Arte Victor Kursancew. As obras criadas por artistas da Escola de Arte estarão dispostas por toda a Casa da Cultura. A programação da Semana do Ceramista segue na quinta e sexta-feira, quando acontecerá uma Feira de Arte e Artesanato aberta ao público.

 com a aluna Patrícia 

Nenhum comentário: