sábado, 27 de agosto de 2011

Pré- conferência e Setorial de Artes Visuais



Hoje foi um dia chuvoso, dia de exercer a minha cidadania e pensar no futuro das artes visuais de Joinville, e que esta tenha expressão e objetivos que nos garanta dar continuidade a nossa paixão,
que é fazer arte e disseminá-la.Portanto eu e mais um grupo nos reunimos para discutir as propostas que irão nortear os debates da CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA.
Este debate aconteceu nesta manhã de sábado das 9;hrs até 14hrs.
QUE EXERCÍCIO BOM,discutir com quem entende e saber como podemos alterar nosso futuro, e mais contribuir para que um novo PARADIGMA EM RELAÇÃO AS ARTES VISUAIS E A CULTURA aconteça.
O próximo encontro está marcado para dia 03/09/2011 na Aaplaj de Joinville,também as 9hrs da manhã.Até mais........

Pré - Conferencias e setoriais de cultura- 2011

Pré-Conferências Setoriais acontecem em agosto e setembro.
Tem início um novo movimento em prol do fortalecimento da Política Cultural em Joinville. No dia 25 de agosto iniciam-se as Pré-Conferências Setoriais, parte integrante da 3ª Conferência de Cultura de Joinville, regulamentadas pela Lei 6705 de 11 de junho de 2010 que institui o Sistema Municipal de Cultura de Joinville, o SMC-Jlle.
Para confirmar sua participação faça sua inscrição ou acesse o blog da Conferência de Cultura de Joinville.
Nas pré-conferências setoriais os participantes reunidos discutirão o planejamento do setor para execução das propostas prioritárias* do Plano Municipal de Cultura de Joinville. Além desta importante tarefa que orientará ações e programas na gestão cultural do município para os próximos 10 anos, também serão eleitos os novos conselheiros de cultura que assumem as cadeiras dos setores em 2012.
* A priorização das propostas aconteceu em maio de 2011 nos Fóruns Setoriais de Cultura. Os conselheiros reunidos no Grupo de Trabalho do PMC-Jlle estão finalizando o documento "Minuta do PMC-Jlle que será disponibilizada após aprovação pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC-Jlle) em reunião ordinária que se realizará em 08 de agosto de 2011. Mais informações sobre os trabalhos do CMPC-Jlle e da atuação de seus conselheiros estão disponíveis em www.cmpc-jlle.blogspot.com.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA

22 de agosto de 2011. |
Para pensar além da arte
Colóquio Internacional reúne estudantes e professores de três universidades hoje em Joinville
A arte contemporânea estará em foco hoje no Colóquio Internacional sobre Arte Contemporânea, sediado na Universidade da Região de Joinville (Univille) e com a integração dos estudantes e professores da Universidade do Contestado (UnC) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Com uma programação intensiva que começa às 14 horas, os conceitos de arte contemporânea serão discutidos a partir das artes visuais, do cinema, do teatro e da música. Para engrossar o caldo cultural, professores da Université Aix-Marseille I, da França, também participarão do colóquio, trazendo problemas mundiais para serem discutidos pelas mesas debatedoras.

O evento começará com a fala da organizadora, a professora Nadja de Carvalho Lamas, que passará para o professor Walter Queiroz Guerreiro a tarefa de apresentar os desenhos de Luiz Henrique Schawnke e discutir até onde esta obra pode ser considerada contemporânea, a partir de conceitos clássicos e modernos sobre este gênero. “Farei também uma passagem sobre os vários momentos dos desenho de Schwanke, do pop ao minimalista”, afirma o professor. Ele também adianta como será a palestra da francesa Sylvie Cöllier. “Ela tratará da arte contemporânea a partir dos anos 2000 e, principalmente, das obras feitas por mulheres”, conta ele.

O colóquio continuará com um debate sobre as artes visuais e passará para uma discussão sobre cinema, com as professoras Taiza Rauen Morais, da Univille; Caroline Renard e Caroline San Martin, da Université Aix-Marseille I; e Nádia Régia Neckel e Solange Leda Gallo, da Unisul. “É importante discutir a arte contemporânea, porque é nela que se expressa a angústia das pessoas na atualidade. É na transgressão de regras e no hibridismo que vive a arte contemporânea”, avalia o professor Euler Westphal, que será o moderador da mesa sobre cinema.

Por fim, a maestrina Fabrícia Piva e a professora Luciane Garcez, da Udesc, serão moderadoras da mesa sobre teatro e música, com a participação de três professores franceses que farão uma análise dos caminhos da arte contemporânea nos dois estilos a partir do ano 2000. “O objetivo do colóquio é ampliar as possibilidades de discussão. Esse intercâmbio entre as universidades é fundamental: se a gente fica só, ‘conversando consigo mesmo’, não cresce”, avalia Nadja Lamas. A participação no colóquio é aberta ao público e gratuita e as palestras em francês terão tradução simultânea.

O QUÊ: Colóquio Internacional sobre Arte Contemporânea.

QUANDO: hoje, das 14 às 21 horas.

Palestra com Agnaldo Farias- Univille

Agnaldo Farias, crítico e curador é convidado do Instituto Schwanke

Publicado em 17 de agosto de 2011
O Instituto Schwanke, em Joinville, vai proporcionar aos adeptos das artes um momento único com o crítico e curador Agnaldo Farias, um dos nomes mais importantes do circuito de arte do Brasil. O encontro com Agnaldo Farias, faz parte da iniciativa: Arte Contemporânea Produção e Curadoria – A Curadoria e o Papel da Crítica na Contemporaneidade. A troca de experiências está programada para os dias 19 e 20 de agosto no auditório da reitoria da Univille. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e devem ser feitas por email nos endereços administrativo@schwanke.org.br ou institutoschwanke@gmail.com.
Farias foi um dos curadores da 29ª Bienal de São Paulo (2010) é integrante da ABCA (Associação Brasileira de Artistas Plástico), e dono de um currículo que o coloca como um dos pilares no projeto de construção de uma visualidade brasileira.
Saiba mais sobre o crítico e curador Agnaldo farias
Mineiro de Itajubá (MG), 56 anos, o crítico e curador Agnaldo farias é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e consultor do Instituto Tomie Ohtake, coordena o projeto Rumos Visuais, do Itaú Cultural (2011/2013). A trajetória internacional também aponta participações como curador na 11ª Bienal de Cuenca, Equador (2011), na Bienal de Veneza, onde assumiu a representação brasileira ao lado de Moacir dos Anjos com que conduziu a curadoria da última Bienal de São Paulo. Em Veneza, ele foi curador da representação brasileira em 1992, curador adjunto da 23ª Edição, em 1996 e, na África do Sul, da 1ª Bienal de Johannesburgo (1995). Em instituições brasileiras, atuou como curador geral do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1998/2000) e curador de exposições temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (1990/1992).
Serviço:
O quê: Encontro Arte Contemporânea Produção e Curadoria – A Curadoria e o Papel da Crítica na Contemporaneidade – encontro com Agnaldo Farias
Quando: Dias 19/08 (das 19h às 22h) e 20/08 (das 9h às 12h)
Onde: Auditório da reitoria da Univille, campus universitário – Bom Retiro – Joinville/SC
Quanto: Gratuito, mediante inscrição
Promoção: Instituto Schwanke
Apoios: SIMDEC e Univille
Inscrições: administrativo@schwanke.org.br ou institutoschwanke@gmail.com. Metodologia de inscrição: O interessado envia um email solicitando a ficha de inscrição que deve ser preenchida e reencaminhada.