terça-feira, 23 de agosto de 2011

COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA

22 de agosto de 2011. |
Para pensar além da arte
Colóquio Internacional reúne estudantes e professores de três universidades hoje em Joinville
A arte contemporânea estará em foco hoje no Colóquio Internacional sobre Arte Contemporânea, sediado na Universidade da Região de Joinville (Univille) e com a integração dos estudantes e professores da Universidade do Contestado (UnC) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Com uma programação intensiva que começa às 14 horas, os conceitos de arte contemporânea serão discutidos a partir das artes visuais, do cinema, do teatro e da música. Para engrossar o caldo cultural, professores da Université Aix-Marseille I, da França, também participarão do colóquio, trazendo problemas mundiais para serem discutidos pelas mesas debatedoras.

O evento começará com a fala da organizadora, a professora Nadja de Carvalho Lamas, que passará para o professor Walter Queiroz Guerreiro a tarefa de apresentar os desenhos de Luiz Henrique Schawnke e discutir até onde esta obra pode ser considerada contemporânea, a partir de conceitos clássicos e modernos sobre este gênero. “Farei também uma passagem sobre os vários momentos dos desenho de Schwanke, do pop ao minimalista”, afirma o professor. Ele também adianta como será a palestra da francesa Sylvie Cöllier. “Ela tratará da arte contemporânea a partir dos anos 2000 e, principalmente, das obras feitas por mulheres”, conta ele.

O colóquio continuará com um debate sobre as artes visuais e passará para uma discussão sobre cinema, com as professoras Taiza Rauen Morais, da Univille; Caroline Renard e Caroline San Martin, da Université Aix-Marseille I; e Nádia Régia Neckel e Solange Leda Gallo, da Unisul. “É importante discutir a arte contemporânea, porque é nela que se expressa a angústia das pessoas na atualidade. É na transgressão de regras e no hibridismo que vive a arte contemporânea”, avalia o professor Euler Westphal, que será o moderador da mesa sobre cinema.

Por fim, a maestrina Fabrícia Piva e a professora Luciane Garcez, da Udesc, serão moderadoras da mesa sobre teatro e música, com a participação de três professores franceses que farão uma análise dos caminhos da arte contemporânea nos dois estilos a partir do ano 2000. “O objetivo do colóquio é ampliar as possibilidades de discussão. Esse intercâmbio entre as universidades é fundamental: se a gente fica só, ‘conversando consigo mesmo’, não cresce”, avalia Nadja Lamas. A participação no colóquio é aberta ao público e gratuita e as palestras em francês terão tradução simultânea.

O QUÊ: Colóquio Internacional sobre Arte Contemporânea.

QUANDO: hoje, das 14 às 21 horas.

Nenhum comentário: